Social
Dona Ajuda I
LOJA SOCIAL

A loja social da Dona Ajuda recebe todo o tipo de bens que, depois de triados, marcados e arrumados, vende a preços muito reduzidos ou oferece a pessoas referenciadas.O produto da venda serve para apoiar situações pontuais graves de pedidos de ajuda que têm como objetivo quebrar ciclos de pobreza (pagamento de rendas, remédios, creches, médicos, etc.); renovar a imagem de pessoas que querem arranjar trabalho (dentistas, formação, etc.); e também apoiar IPSS.

Social
Dress a Gril
DRESS A GIRL

A Dress a Girl Around the World é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 2009 nos Estados Unidos, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados, levando lhes dignidade, proteção e esperança.A Boa Vizinhança disponibiliza o seu espaço para um núcleo da Dress a Girl. Com tecidos doados à Dona Ajuda conseguimos ajudar na produção dos vestidos.

Ambiental
RE.VIRA.VOLTA

A Reviravolta é um projeto estruturado pela Dona Ajuda de espaço de reciclagem, reuso e reaproveitamento. Desde as habituais tampas de plástico ou papel até chapéus de chuva e calças de ganga ou sapatos, a Reviravolta dá nova vida a bens que aparentemente já morreram.Tem como lema "Voltar é retornar. É um regresso. Voltar é pôr do avesso. É fechar um circuito e ao fechá-lo começar outro."

 Ambiental
Fruta Feia
FRUTA FEIA

Cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. A cooperativa Fruta Feia surge da necessidade de inverter tal tendência. Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” que consiga alterar padrões de consumo. Um mercado que gere valor para os agricultores e consumidores e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção. A Dona Ajuda cede o seu espaço todas terças feiras para a venda destas frutas e legumes.

Cultural
Phlorysta
PHLORYSTA

A PHLORYSTA é uma iniciativa cultural independente cujo foco é o alavancar de uma produção artística paralela aos circuitos normativos.Phlorysta floresce em:- Exposições de curta-duração- Concertos de fundamento experimental- Apresentação de filmes independentes- Publicações fora do circuito- Ocasionais remessas de tremoços- Um dia (um dia!) couratos. A Dona Ajuda disponibiliza as instalações para as suas exposições.

Cultural
Arraial
ARRAIAL CARDINAL

O Arraial # é um evento cultural independente com uma vertente social e ambiental. A Boa Vizinhança cede o seu espaço para estes eventos trimestrais com concertos de música ao vivo organizado por jovens.

Cultural
Pousio
POUSIO

A POUSIO Arte e Cultura é uma associação de artistas que procura desenvolver uma relação entre a Ação Cultural e a Ação Social, aproximando artistas e comunidades numa fase de trabalho multidisciplinar. A Dona Ajuda apoia a POUSIO financeiramente e cede o seu espaço para eventos culturais.

Cultural
Speak
SPEAK

A SPEAK é uma nova forma de aprender uma língua. São grupos de línguas orientados por "buddies" de todo o mundo. Estas pessoas são fluentes em alguma língua e ensinam os alunos a soar como pessoas locais desse mesmo país. A Dona Ajuda cede o seu espaço para o intercâmbio de línguas.